dd



terça-feira, 7 de maio de 2013

Estrada da Limeira - Morretes - Garuva



   Alguns dias depois de voltar da cicloviagem entre Paranaguá e Montevideo, fui convidado pelo meu amigo Rômulo para fazer a famosa Estrada da Limeira, que liga a BR-277/PR a Garuva, em SC.
   É óbvio que aceitei o convite, pois fazia tempo que eu cogitava pedalar pelo local.
   O planejamento foi rápido, apenas algumas pesquisas no Google e pronto. A parte ruim foi descobrir que a distância a ser percorrida era de aproximadamente 180 km, sendo 70 km em estrada da terra.
   Pois bem, marcamos a aventura para um sábado e exatamente as 9h da manhã nos encontramos (Rômulo, seu irmão Thiago e eu) no quilômetro 24 km da BR-277.
   Descansamos e conversamos por alguns minutos. Depois seguimos pela estrada de terra, a Estrada da Limeira.
   A paisagem é fantástica. Muito verde e uma tranqüilidade enorme. Em pouco tempo nós estávamos enfrentando a única serra do local, mas não se engane, pois apesar de existir apenas uma serra, ela é bem inclinada.



   Quase na metade do aclive de aprox. 5 km, parei parar tirar fotos/descansar e quando tentei pedalar novamente, não consegui, pois a inclinação era alta e fazia com que a bike derrapasse. Tive que empurrar por alguns metros até conseguir pedalar novamente.
   O Rômulo, quando voltou ao pedal, acabou levando um pequeno tombo, mas levantou e com muita força de vontade, concluiu o aclive.



   Fizemos uma pequena parada no topo da subida, pois o calor já estava nos incomodando.
  Depois o trajeto ficou bem mais fácil. Descemos bastante e passamos por alguns rios até chegar no bar que fica ao lado do rio Canasvieiras. Acabamos nem parando no bar, pois estávamos atrasados.






   Ao mesmo tempo em que apreciávamos a serra do mar, sofríamos com o forte calor.

   Fizemos fez uma parada na casa de um morador para pedir água e fomos informados da existência de uma ponte pênsil, que encurtaria em aprox. 3 km o nosso trajeto. Perfeito!
   Encontramos facilmente a ponte, atravessamos e por alguns metros, pedalamos ao lado de bananais.






   Depois bastou pedalar mais alguns quilômetros para chegar em Garuva, onde fizemos uma pausa para um lanche.
   Quando voltamos ao pedal, as horas já marcavam 18 h e resolvemos forçar o ritmo. O vento, que naquele momento estava ao nosso favor, ajudou muito e em pouco tempo nós chegamos em Guaratuba para pegar o Ferry-Boat.
   Com a travessia da baia de Guaratuba feita, bastou pedalar mais um pouco para chegarmos em Matinhos, na casa dos pais do Rômulo e do Thiago.
  Fui convidado para um delicioso churrasco, mas infelizmente tive que recusar, pois meu objetivo era pedalar até Paranaguá. Apenas comi um pão e bebi um pouco de refrigerante.
   Agradeci ao Rômulo e a sua família antes de voltar para a estrada.
   Liguei a luz dianteira da bicicleta e percorri os 37 km finais, chegando em casa as 22 h.

6 comentários:

  1. Deu vontade de fazer esse pedal

    ResponderExcluir
  2. ja fiz duas vezes esse pedal é posso falar de boca cheia que é um puta de um pedal fodastico, mais de lindas paisagens.
    Quando fiz, a primeira o leandro caiu e se machucou feio e fomos pra morretes para ele ir ao hospital e da outra fomos de curitiba ate morretes e de la ate garuva por esse caminho.
    muito show o pedal...

    ResponderExcluir
  3. ola pessoal, de morretes a garuva da quantos km ? passa carro em toda a extensao dessa estrada ? se puderem retornar, meu email = edgard.francaneto@gmail.com grato Edgard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Edgard. Existem alguns rios pelo caminho, mas nada absurdo. Acho que dá pra fazer de carro sim. Desculpe a demora na resposta

      Excluir
  4. Acho que da uns 70km de Garuva a br 277

    ResponderExcluir