dd



domingo, 26 de agosto de 2012

Superagui e Ilha do Cardoso


   Uma semana após ter voltado da pedalada nos Alpes, eu já estava programando uma nova aventura. Pela primeira vez em minha vida eu iria pedalar em uma expedição planejada por uma agência de turismo: A loja Mundo deAventura, localizada em Paranaguá, na Rua Presciliano Correa, número 130.
   Com o intuito de divulgar e também desbravar as belezas naturais do litoral do estado,.a Mundo de Aventura, estava promovendo uma pedalada que começaria na Praia Deserta da Ilha do Superagui (PR) e terminaria na Ilha do Cardoso, em São Paulo.
    Fui até a loja, conversei com o dono, Fábio Garcia, e confirmei minha presença. Seria uma experiência diferente para um mulambiker, pois no pacote havia duas refeições, um churrasco, pousada, barco e muito mais.
Primeiro dia - 18/08/2012
 
   A semana passou e no sábado, dia 18/08/2012, às 7h da manhã, nosso barco partiu. No grupo havia aproximadamente 20 aventureiros e aos poucos todos foram se conhecendo. Quando chegamos na Ilha do Superagui, após quase 4h de navegação, parecíamos uma grande família. Desembarcamos, tiramos a foto inicial e partimos para o pedal. 


    O vento contra atrapalhou um pouco, mas nada que tirasse o ânimo da galera. Foram aproximadamente 28 km apreciando a natureza inóspita da Praia Deserta. Durante o trajeto fizemos algumas paradas para descanso, alimentação e fotos. Entretanto a parte melhor ficou para o final: Faltando uns mil metros para a trilha que nos levaria a Barra do Ararapira, nosso caminho pois totalmente encoberto pelo mar, pois a maré encheu. Primeiramente colocamos as bikes nos ombros e atravessamos um trecho em que a água batia na cintura, mas depois foi inviável.
 
   Neste momento o grupo se separou, pois três ciclistas conseguiram avançar pelo mar. Pensamos, conversamos e decidimos entrar na mata. Fomos abrindo caminho entre as árvores, bromélias, cipós, etc. Neste momento a Juliane (integrante do grupo) soltou uma frase que nunca mais vou esquecer: Se Cabral descobriu o Brasil, nós podemos chegar do outro lado (nosso destino). Depois de algum tempo na mata, voltamos para a beira mar, atravessamos mais um trecho com a bike nas costas e avistamos um barqueiro que nos levou até o outro lado, chamado Pontal, onde nosso barco estava esperando. O problema foi o preço absurdo que o aproveitador cobrou: R$ 20,00 por pessoa. Literalmente um roubo!

    Ao entrarmos no nosso barco, fomos recebidos com um aperitivo do churrasco que viria no dia seguinte. Rapidamente a indignação com o barqueiro mercenário se tornou motivo de piada e voltamos a apreciar as belezas da região, inclusive o pôr do sol.

   Quando nos demos conta, já estávamos na Vila do Marujá. Desembarcamos, nos instalamos na pousada, lavamos as bikes e fomos jantar/confraternizar. 
   Foi literalmente uma festa, com direito a música ao vivo da banda The Canjes. Show. Conversa vai, conversa vem, descobrimos que dois dos ciclistas, dos três que foram na frente, enfrentaram um trecho onde não dava mais pé e foi nesta hora que apareceu o tal barqueiro para ajudá-los. Chamamos o episódio de: A Galhada, pois junto com a maré cheia, existiam inúmeros galhos no meio do caminho.
   Nos fartamos de comida, música, prosa e fomos dormir.

Segundo dia - 19/08/2012

   Acordei cedo e fui para a praia tentar tirar um bela foto do nascer do sol, mas infelizmente o tempo estava nublado. Como faltava quase uma hora para o café da manhã, resolvi andar um pouco pela vila e assim o tempo passou rápido.
   Tomamos um belo desayuno e fomos pedalar na praia. Pedalamos uns 3 km e logo chegamos ao Costão. Ali deixamos as bikes e fomos andar pela trilha. Show! Na volta mudamos o caminho, atravessamos as infinitas pedras do Costão e "sprintamos" até a vila. Aqui vale lembrar do Big, um cachorro que nos acompanhou durante todo trajeto do dia.

  Almoçamos, nos despedimos do pessoal da pousada/restaurante, inclusive o Big, e partimos. O trajeto pelo canal do Varadouro é fantástico. Aproveitamos ao máximo. Foram aproximadamente 6h de navegação e diversão até Paranaguá. Muita música e animação no barco. Para finalizar, fomos brindados com a revoada dos Guarás no fim de tarde e com um mega churrasco.


   Assim terminei mais uma aventura de bike. Novas experiências, novas amizades e a certeza de que tudo valeu a pena. Valeu galera!

TODAS AS FOTOS AQUI:
http://aramisjunior.multiply.com/photos/album/64/Pedal-no-Superagui#

Nenhum comentário:

Postar um comentário