dd



domingo, 30 de janeiro de 2011

Audax Litoral 200Km - 30/01/2011

Opa, pela primeira vez participei de uma prova do audax e curti pra caramba.
Tudo começou quando o João, o James e o Rodyer, ambos do nosso grupo Do Atlântico ao Pacífico, resolveram participar da prova. Então avisei que iria participar informalmente, ou seja, apenas faria o percurso com a galera, mas não iria me inscrever.
   No dia que antecedeu a empreitada, eu fui encontrar o João no SAU(Serviço de Atendimento ao Usuário) que fica no Km 35 da BR-277. O sol, que brilhou forte naquele dia, nos castigou durante todo o trajeto até a minha casa. Então tomamos muita água, comemos melancia e proseamos bastante. Sempre falando de bike. Perto das 16h o João seguiu para Matinhos e o combinado foi que eu o encontraria no dia seguinte durante a prova.
   No dia seguinte (muito mais fresco devido ao temporal que aconteceu de noite) acordei perto das 6h, tomei meu café, ajeitei as coisas e fui pra estrada encontrar a galera. Fiquei esperando menos de cinco minutos até avistar os ciclistas atravessando o viaduto e entrando na BR-277. De longe enxerguei o Rodyer e consegui apenas cumprimentá-lo com um grito: DAE RODYER! Num piscar de olhos ele já estava bem pra frente. Foi neste momento que subi na bicicleta, sai em disparada tentando alcançá-lo e sem querer encontrei o João que também havia passado, sem eu perceber. Fui conversando com o João e logo estávamos no PC1 (posto de controle 1). Ali conversei com o Rodyer e nós três saímos em direção a Morretes.
   O rítmo estava bem forte e em pouco tempo chegamos em Morretes. Nesta hora o João estava um pouco atrás e no trajeto que vai para Porto de Cima acabei distanciando do Rodyer. Passei pelo posto de hidratação mas não peguei nada, pois eu não tinha feito a inscrição. Em seguida comecei a diminuir a velocidade e quando me dei conta havia em pelotão atrás. Pelotão este que logo me passou e pude desfrutar de um bom vácuo até a serrinha que fica entre São João da Graciosa e Antonina. Na serra pude perceber o benefício de sempre estar treinando subidas e de ter pedalado na Cordilheira do Andes, pois simplesmente fui ultrapassando ciclista por ciclista que estava no pelotão. Entretanto veio uma descida e a galera me passou novamente...."Seria bom se o trajeto fosse só subida. Rs". O resto do trajeto até o PC2 eu fiz tranquilamente. Ali descansei, comi minhas bolachas e esperei a chegada dos meus dois amigos. 
   O Rodyer acabou saindo rapidamente para fazer a segunda parte da prova, enquanto eu e o João ainda estávamos nos preparando. Ao sairmos encontramos vários ciclistas chegando (lembrando que o trajeto era de ida e volta) e o João informava para cada um a distância até o PC2. Nesta hora, sem saber, acabei cumprimentando o James (nosso outro amigo que havia ficado um pouco atrás). Ao passamos novamente pela serrinha, eu distanciei do João, passei um casal, um senhor e encontrei o Rodyer com quem fui até o posto de hidratação. No posto a moça perguntou o que eu iria tomar e ao ser informada que eu não havia feito a inscrição ela disse que não tinha importância e me deu um gatorade. Nesse tempo o João chegou e o Rodyer partiu. Fomos encontrá-lo novamente uns 12km depois e ao percebemos seu cansaço ficamos na frente para ele aproveitar o vácuo. Vácuo que não durou muito, pois o João disparou e foi atrás de um ciclista que estava na nossa frente (o mesmo senhor que eu havia passado antes de encontrar o Rodyer na subida). Para não perder o João de vista apertei o passo e logo chegamos no PC3.
   Ali eu já fui na maior "face amadeirada" e peguei gatorade, água e uma maçã. O Rodyer chegou e foi logo pegando pão, gatorade e água. Na hora de sairmos o João descobre que seu pneu dianteiro estava furado. Perguntamos se ele queria que esperássemos e a resposta foi que podíamos seguir. Então dá-lhe estrada. Acabei deixando o Rodyer para trás e ao virar na rodovia que vai para as praias senti o vento contra (meu amigo de todas as semanas neste trajeto). A velocidade diminiu, mas como eu já conhecia muito bem o trajeto (moro em Paranaguá e faço este caminho toda semana) ficou mais fácil. Assim fui até Matinhos onde cheguei, com exatos 185km, junto com o senhor que já foi citado duas vezes. Pouco tempo depois chegaram o Rodyer e o João. Todavia, a melhor chegada foi a do Bruno, outro membro do nosso grupo, que apareceu somente para ver o final. Enquanto o locutor anunciava a chegada de mais um competidor o Bruno fazia o gesto com a mão dizendo que ele não estava competindo....huahua.
   Ali fizemos nossa "panelinha" e colocamos o papo em dia. Ficamos (João, Bruno e eu) desde as 14h:30min até aproximadamente 18h. Então o James chegou  e pudemos tirar um foto com ele. Com o Rodyer nós já havíamos tirado antes, pois ele teve que ir embora mais cedo. Despedidas e dá-lhe pedalar novamente, só que desta vez com o vento a favor. Rapidinho eu estava em Praia de Leste e 40 minutos depois estava em casa todo molhado devido a chuva forte, porém refrescante, nos últimos quilômetros.
   Assim foi minha primeira participação no audax. Com 223km pedalados em 8h e 10min, sem contar as paradas. Se eu tivesse feito a inscrição estaria na 27ª posição (vale lembrar que não fiz os primeiros 35km da prova, pois iria fazer na volta para casa, mas acho que eles não iriam influenciar tanto na minha posição de chegada). Pensei que talvez eu não conseguiria fazer num rítmo forte, pois fazia mais de seis meses que eu não pedalava uma distância acima de 150km. Me surpreendi. Abaixo seguem algumas fotos.







 
  

Um comentário: